Saiba aqui como as vitaminas são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e para a saúde!

As vitaminas são compostos não sintetizados pelo nosso corpo; por isso, precisam ser ingeridas com frequência para garantir o bom funcionamento do organismo. Que tal saber mais sobre a importância das vitaminas e os seus tipos?

Entendendo o que são vitaminas

As vitaminas são moléculas orgânicas que desempenham um papel importante no nosso organismo. Elas são essenciais para as reações químicas ocorrerem da forma correta.

O termo “vitamina” surgiu da junção de duas palavras: vital + amina. Porque elas são vitais para a manutenção da vida, e acreditava-se que todas elas eram aminas (o que hoje em dia sabemos que não é verdade).

Importância das vitaminas para a saúde

A principal função de uma vitamina é catalisar reações no organismo. Ou seja, elas são responsáveis por acelerar reações químicas utilizando menos energia. Algumas possuem também ação antioxidante, ou seja, conseguem inibir a formação de radicais livres.

Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas são prejudiciais para a saúde. A deficiência vitamínica é chamada de avitaminose ou hipovitaminose, já a intoxicação por excesso vitamínico recebe o nome de hipervitaminose.

Classificando as vitaminas

As vitaminas podem ser classificadas de duas formas, de acordo com a sua solubilidade. Conheça abaixo os dois tipos de vitaminas:

Vitaminas hidrossolúveis

Uma vitamina hidrossolúvel é aquela que apresenta solubilidade em água. Nessa categoria estão as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Elas precisam ser consumidas diariamente, pois são armazenadas no nosso organismo em pequenas quantidades.

As vitaminas do complexo B auxiliam no fornecimento de energia para o corpo, e podem ser encontradas em alimentos como frutas, carnes e hortaliças. Já a vitamina C é responsável por garantir a absorção de ferro e produzir hemácias. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas (como abacaxi e limão), brócolis, couve e tomate.

Vitaminas lipossolúveis

Em contrapartida, uma vitamina lipossolúvel é aquela que apresenta solubilidade em gordura (lipídios). Elas ficam armazenadas no nosso organismo por um período maior, portanto não precisam ser consumidas diariamente. Nessa categoria estão as vitaminas A, D, E e K.

  •     Vitamina A: atua na imunidade, pele e visão. Está presente em alimentos como fígado, ovo e leite;
  •     Vitamina D: responsável por evitar o raquitismo. Além da luz solar, outras fontes dessa vitamina são gema de ovo, manteiga e fígado de peixe;
  •     Vitamina E: possui ação antioxidante. Alimentos como gérmen de trigo, laticínios e grãos, são ricos nessa vitamina;
  •     Vitamina K: está relacionada à coagulação do sangue. Pode ser encontrada em legumes e vegetais folhosos, como couve.

Vale destacar que a classificação de vitaminas em hidrossolúveis e lipossolúveis diz respeito apenas a sua solubilidade, e não ao papel que desempenham no nosso organismo.

Suplementos vitamínicos: o que são?

Em caso de deficiência de vitaminas, pode ser necessário o consumo de suplementos vitamínicos. Algumas pessoas apresentam problemas de absorção, já outras não possuem o hábito de ingerir determinados tipos de alimentos.

Em ambos os casos, os suplementos vitamínicos conseguem evitar complicações relacionadas à hipovitaminose. Lembre-se de fazer exames de sangue regularmente, e consultar um médico antes de optar pela medicação. Como dito anteriormente, o excesso de vitaminas pode ser tão prejudicial quanto a sua falta.

Assim, se você está em busca de suplementos, a Nature Center é o lugar ideal! Pois, oferece produtos de qualidade que atendem a sua necessidade, seja ela qual for.